No inicio do ano, começámos por formular uma pergunta que teria por base a resolução deste trabalho. Agora que o ano lectivo chegou ao fim e que concluímos o nosso projecto, chegou a altura de responder à pergunta que nos acompanhou na realização do projecto.
Como sabemos, a Medicina Convencional é a mais utilizada, e por sua vez, a mais eficaz, pois recorre a químicos para a cura de determinadas doenças, possibilitando assim, que essa cura seja mais rápida. Em contrapartida, as Medicina Convencionais, como é o caso da Medicina Tradicional e da Medicina Alternativa, apesar de ser medicinas que levam o seu tempo a produzir efeito, tem uma boa valia de que, só utilizam produtos naturais para a "cura".
Complementaridade da Medicina Convencional com Medicinas Complementares,
como a Medicina Tradicional e Alternativa.
Em relação ao efeito das Medicinas Complementares, ainda não estão cientificamente testadas de que produzem efeito ou "cure" determinada doença, mas existem milhares de pessoas que já as utilizaram, e muitas dizem que reproduziu efeito e outras em que não surtiu efeito. Isto é uma prova de que estas Medicinas são medicinas com bases empíricas quanto ao seu efeito. Contudo, apesar de não "curarem" globalmente a população mundial, quando experimentadas, é provado empiricamente de que surtem efeito em muitos dos casos de utilização, o que nos pode levar a pensar e acreditar de que são medicinas que nos podem vir a ser uteis alguma vez na vida.
Daí reconhecermos que estas doenças são uma opção complementar à Medicina Convencional, pois surte alguns efeitos benéficos nas pessoas que experimentaram. Temos ainda a ideia de que, se experimentarmos qualquer uma destas medicinais, mal não nos deve fazer, visto serem à base de produtos ou técnicas naturais.
Respondendo à pergunta "Poderá a Medicina Tradicional e Alternativa ser uma opção complementar à Medicina Convencional?", o nosso grupo acha que sim, pois estas medicinas produzem um efeito benéfico em maior parte dos casos. Além disso, por alguma razão se dá o nome de Medicinas Complementares a estas medicinas.
Postado por: Mafalda Fontes, nº14
Sem comentários:
Enviar um comentário